Mesmo sem comprovaçao científica de que os sonhos influenciam diretamente na vida das pessoas, a psicóloga Graciete Diniz afirma que eles tem poder no cotidiano. No caso das crianças, essa influência pode ser ainda maior como acontece com a jovem Margarida que tem sua vida diretamente influenciada pelos sonhos
Mãe aos 13 anos de idade a jovem Margarida Souza* aprendeu cedo que nem todos os sonhos podem se tornar realidade. Com uma história de vida conflituosa, violentada sexualmente pelo próprio padrasto, morando no abrigo junto com outras dezenas de meninas com histórias parecidas, a garota diz que os sonhos sempre trazem algum tipo de experiência.
Com Margarida* acontece algo especial. Como ela mesma faz questão de explicar, seus sonhos, sejam bons ou maus são transformados
“Uma cidade despedaçadas onde os sonhos não têm vez”, com frases de impacto como esta, a letra de uma triste melodia composta pela menina é formada. E Margarida afirma que tudo acontece enquanto ela dorme.
“Mesmo quando durmo não consigo me desligar completamente da minha realidade. Às vezes acho estranho acordar com a sensação de que tudo nunca vai mudar. Os sonhos são fantasiosos e perturbadores. Aí é quando sento e componho”, conta a menina.
A psicóloga Graciete Diniz explica que os sonhos podem agir na vida das pessoas, mesmo que muitos cientistas aleguem que não há explicação cientifica para isso. No caso de Margarida a sua própria história de vida é um dos fatores que contribuem para os sonhos terem influencia direta na sua vida, uma vez que se trata de uma criança e ainda não possui maturidade para lidar com situações complexas.
* - nome fictício
Mônica Figueiredo - UniNorte
Ouça abaixo a definição de SONHO apresentada pelo psicólogo Jeusios Coutinho à repórter Gecilene Sales.
Nenhum comentário:
Postar um comentário