Nos dias atuais construir uma família, tem se tornado cada vez mais difícil, mas antigamente a realidade era outra, mães tinham uma série de filhos e isso era extremante comum para a época.
Por Josi Gomes
As taxas de natalidade no Brasil, até recentemente foram elevadas. Mas nos últimos anos, teve uma leve diminuição, que pode ser explicada pelo aumento da população urbana, já que na cidade a natalidade é bem menor, devido a progressão da mulher no âmbito social, dentre outros casos como a manutenção da educação que tem se tornado cada dia mais cara, e todas as dificuldades financeiras que as famílias enfrentam nos dias atuais.
Diante desses fatos, construir uma família tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil nos últimos anos. Antigamente existiam pais e mães que enchiam suas casas com crianças por todos os lados. Hoje em dia, os casais que tem o primeiro bebê pensam seriamente se vão encarar a responsabilidade mais de uma vez.
Casos como esses foram e são vividos por diversas pessoas no país. Dona Maria Eliezita Monteiro, de 64 anos, teve 14 filhos, e afirma que apesar das dificuldades vividas teve uma vida boa ao lado família. “No inicio sempre é difícil. Morávamos no interior e éramos muito humildes, muitas vezes não tínhamos nem o que comer. Mas hoje é diferente, meus filhos cresceram e todos nós podemos desfrutar de uma vida confortável. Graças a muito esforço e união”, a firma a jovem senhora. Já Barbara Façanha, de 23 anos, teve um filho recentemente, João Victor Façanha, de apenas quatro meses, e tanto ela, quanto o pai da criança não pretendem ter outro bebe tão cedo, “Ter filho é maravilhoso, mas o trabalho que eles dão devem ser levado em consideração, sem contar nos gastos que temos. Nossa vida pára, e passamos a viver em função deles. Por enquanto eu e eu marido, não queremos outro bebê”, relata.
Com dificuldades ou não, construir uma família é sempre um desafio. E ter filhos está na programação de toda família tradicional de nosso país. E apesar das dificuldades a chegada de um bebê é sempre uma alegria.
Saiba Mais: Planejamento Familiar
Foto: Paulo Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário