sábado, 16 de maio de 2009

GRANDE FAMÍLIA


Casais ainda apostam em famílias com muitos filhos
Por Martha Bernardo


Cada vez mais casais decidem, ao formar uma família, não ter filhos. A luta pela ascensão profissional e estabilidade financeira podem ser apontados como motivos para que seja cada dia mais comum a existência de lares sem crianças. De acordo com dados do IBGE o número de casais que não têm filhos é de 3,4%, o que representa 1,9 milhões de casais.


Mas a questão financeira não é o único fato que contribui para esse novo cenário da família brasileira. Problemas graves de saúde como a endometriose, que de acordo com dados do Ministério da Saúde, atinge cerca de seis milhões de brasileiras, causando infertilidade, também são fatores que contribuem para que os lares tenham menos filhos.


O casal Carolina e Fernando Amorim, segue na contramão daqueles que optaram por ter no máximo dois filhos ou nenhum. Eles são pais de Ariela, 10; Isabela 08; Vitoria, 7; Manuela, 5 e Fernando, 04. Casados há treze anos, decidiram logo no início do relacionamento que teriam uma família grande. “Quando casamos nossos amigos e parentes diziam que essa vontade de ter cinco filhos passaria com a chegada do primeiro, mas na verdade ela só aumentou”, disse Fernando.


Segundo o casal, tudo foi muito bem planejado para o nascimento das cinco crianças. Para eles o mais importante sempre foi poder proporcionar a todos uma excelente qualidade de vida. “Se não pudéssemos educar, alimentar, criar todos eles com o máximo de conforto e carinho, não teríamos tido cinco; não somos irresponsáveis, criança dá trabalho e custos, mas sempre estivemos preparados para isso”, afirmou Carolina.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário