quarta-feira, 20 de maio de 2009

ESTUDANTES FAZEM PASSEATA EM PROTESTO A DIMINUIÃO DA MEIA-PASSAGEM

Mais de 10 mil manifestantes pararam as ruas de Manaus. A caminhada começou no centro da cidade e terminou no bairro da Compensa em frente a Prefeitura.

Por Monalisa Lôbo


Érika Fonseca


Estudantes foram mais uma vez as ruas de Manaus no fim da tarde do dia 07 de maio de 2009, protestar a regulamentação do uso dos 120 passes da meia-passagem, contra a nova regulamentação que reduz o direito a apenas 44 passes por mês. E afirmaram que não cessarão as passeatas até que o pedido seja atendido pela prefeitura. O movimento reuniu mais de 10 mil pessoas. A caminhada que começou na praça do Congresso, no Centro foi até a Prefeitura Municipal de Manaus, localizada no bairro da Compensa I, Zona Oeste da cidade.

Confira a manifestação dos estudantes no link: http://www.youtube.com/watch?v=oe2nzCr2-yM

O prefeito Amazonino Mendes tentou rebater a situação se pronunciando à população dizendo para as pessoas ficarem em alerta quanto ao uso político da questão da meia-passagem para os estudantes, afirmando a necessidade de aguardar um posicionamento final dos trabalhos da comissão formada por representantes estudantis de níveis superior e intermediário, secretarias de educação do Estado e do Município e do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), que regulamentaram esse serviço.

A comissão teve o prazo de 30 dias para elaborar a regulamentação, acerto esse feito com os presidentes dos diretórios acadêmicos em reunião realizada na Prefeitura. O prefeito afirmou ainda que o diálogo continuará apenas com aqueles que realmente querem encontrar uma solução e não com os que querem apenas formar um caos na cidade, e se valer da situação para ações politiqueiras.

O ex-diretor da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), Yann Evanovich, que não foi convidado para a reunião com o prefeito, afirma que o procurou Amazonino Mendes várias vezes e ele não o recebeu, “Não conversamos com ele porque não há predisposição para uma conversa conosco.”. Yann falou também que os estudantes já se sentem vitoriosos com retrocesso do prefeito de manter por enquanto os 120 créditos mensais de meia-passagem, mas que continuarão com as mobilizações, pois crêem que seus direitos devem ser conquistados com manifestações e não com acordos.



Confira o histórico de escândalos de Amazonino na política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário