sábado, 16 de maio de 2009

MOVIMENTO ESTUDANTIL VAI AS RUAS EXIGIR O DIREITO DA MEIA-PASSAGEM




Depois de tanto prometerem em nome da educação, na eleição passada, o prefeito Amazonino Mendes e alguns vereadores cortaram o direito dos alunos de usarem 120 passes mensais, por conta do uso indevido da meia-passagem, que os políticos se recusam a combater.


Por Rinaldo Araújo



A semana que passou (04 a 08/05) foi marcada pelas manifestações estudantis em razão da redução da meia-passagem de 120 para 44 passes mensais. O desfecho parece estar próximo, haja vista que alguns vereadores, que votaram a favor da redução, em 2008, estão mudando de lado. Arlindo Júnior e Glória Carrate são os dois novos políticos que se manifestaram a favor da nova emenda de autoria do vereador José Ricardo Wendling (PT).



Na tarde de ontem (06/05), mais uma manifestação movimentou algumas principais ruas de Manaus. Segundo a Polícia Militar, 10 mil estudantes se reuniram na Praça do Congresso, no Centro, e em seguida marcharam em direção à Prefeitura Municipal de Manaus, na Avenida Brasil, Compensa I, Zona Oeste.


Os estudantes afirmaram que os protestos continuarão enquanto a regulamentação não tiver um desfecho favorável aos estudantes. Em reunião com líderes estudantis, o prefeito Amazonino Mendes prometeu analisar a situação com carinho e que vai dar um parecer que não prejudiquem nem a classe estudantil, nem o

Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Sinetram).



O prefeito Amazonino Mendes também anunciou a realização de uma nova licitação para o sistema de transporte urbano, porém não informou quando isso vai ocorrer. O estudo para elaboração do projeto que vai lançar a nova licitação será entregue no próximo dia 11, segundo o assessor de transporte do Instituto Municipal de Transportes e Trânsito (IMTU), Ayr José.

Foto e vídeo: Homezinda Souza



Veja o vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário