Por Natalya Vaz
A aprovação da Lei Orgânica Municipal (Loman) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) gerou problemas para a cidade de Manaus nessa última semana (04 a 08 de maio de 2009). A redução da quantidade de 120 para 40 meias-passagens, além da restrição de uso em finais de semana e feriados, fez com que estudantes realizassem várias manifestações pela cidade de Manaus.
Com mobilizações em 14 lugares da cidade, os estudantes paralisaram várias vias de constante fluxo, o que ocasionou engarrafamentos longos. Os estudantes solicitaram as autoridades da cidade providências em relação a mudança da Lei municipal. Eles pedem o retorno da quantidade de passagens, bem como a suspensão da restrição de uso.
Segundo o estudante secundarista Thiago Cruz, 15, a manifestação é um momento importante para que os administradores de Manaus percebam que nenhuma decisão deve ser tomada sem a participação dos envolvidos. “Eles pensam que mudar a lei à surdina vai resolver alguma coisa, nós conhecemos os nossos direitos!”, reclamou o estudante.
O condutor Marcelo Silva, 24, apóia as manifestações mesmo que elas gerem transtornos para a população. “Se não fizer esse tipo de mobilização, se não parar a cidade, eles vão passar empurrar as coisas, como fazem com o resto na cidade”, desabafa Marcelo a respeito da postura das autoridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário